Onde ficar
Castro Laboreiro Houses
Casa do Palheiro – T2
Casa das Falagueiras
Refúgio da Rossaura – T1
Casas de Assureira
A 3,5 km do centro da aldeia de Castro Laboreiro, no meio de uma paisagem deslumbrante em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês encontramos as Casas da Assureira, assim apelidadas pela sua localização na inverneira com o mesmo nome. A propriedade dispõe de 3 casas de diferentes (T1 e dois T2).
No meio de uma paisagem verdejante, estas antigas casas de familia castrejas do século XIX foram reabilitadas com muito conforto e bom gosto, recuperando todo o seu esplendor, numa harmoniosa fusão entre o conforto e a natureza, com uma diversificada fauna e flora, convidando a uns dias de pleno contacto com a natureza no coração do Parque Nacional da Peneda Gerês.
A inverneira da Assureira é uma das inverneiras que constituem a aldeia de Castro Laboreiro, situada em local abrigado, a baixa altitude. Esta aldeia possui vários pontos de interesse, entre eles, a ponte e o moinho, no ribeiro do Barreiro, a ponte da cava da velha, a lagoa da Assureira em pleno Rio Laboreiro, a capela do padroeiro da aldeia – S. Brás, entre outros locais de interesse.
Castro Laboreiro é conhecido pelo seu riquíssimo património arqueológico e paisagístico, oferecendo uma paisagem envolvente arrebatadora. Os vários trilhos em seu redor são um desafio à descoberta do património castrejo e de locais de rara beleza.
Nas casas da Assureira, pode recuar no tempo e viver uma experiência inesquecível numa região com um dos mais ricos patrimónios pré-históricos nacionais: Pinturas rupestres, dólmens e cistas, o castelo, as pontes, os edifícios religiosos, os fornos, os moinhos compõe a história ao longo dos anos. Os trilhos interpretativos e o caminho de Santiago celebram a beleza, a fauna e a flora da região.